FORMAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA PARA LOCUTORES MIRINS NA E.E.F. JOÃO ALENCAR

quinta-feira, 5 de maio de 2011




Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 04, mais uma etapa da formação de locutores mirins através da Secretaria Municipal de Educação. Foram atendidos alunos da EEF João Alencar de Figueiredo, Bairro Romeirão. O projeto é desenvolvido através Departamento de Planejamento e Gestão Norte e tem como objetivo incluir os jovens com idade entre 12 e 16 anos no processo de comunicação e desenvolvimento de educação informal, aproveitando as potencialidades do rádio para formar cidadãos críticos e como importante espaço para o exercício da cidadania e manifestação da diversidade cultural.

Para a Diretora de Departamento Stella Inácio, “o rádio vem se convertendo num ativo recurso tecnológico, capaz de resgatar e valorizar a voz dos membros da comunidade e suas formas de articular o pensamento e expressar emoções, independentemente, das condições sociais, econômicas e culturais dos envolvidos nos processos de formação”.

A técnica formadora Adriana Brito espera atingir o maior número de escolas da rede municipal até o final do ano, além de analisar através do sistema de acompanhamento mensal, como a experiência da rádio-escola vem ajudando na construção de uma nova prática educativa, pautada pela realidade local. “O rádio tem sido escolhido como um recurso privilegiado no processo educativo. Algo que pode parecer até meio fora de moda diante do avanço das tecnologias digitais que trouxeram o computador e a Internet para dentro da escola, mas o importante é conferir o engajamento e compromisso dos cursistas”, enfatizou.

Nesta quinta-feira, dia 5,  é a vez dos alunos da Escola Cícera Germano no Bairro Aeroporto receberem a formação, que está sendo trabalhada em módulos, para facilitar a aquisição de conhecimentos.

O prefeito Dr. Santana apoia a iniciativa. Para ele, “é importante é perceber como a comunicação pode contribuir para aproximar a cultura juvenil, urbana e rural, dos conteúdos trabalhados pelas instituições de ensino em que o projeto de rádio-escola está sendo desenvolvido. Projetos assim oportunizam a mediação do diálogo e da reflexão crítica como potencializadores de uma prática transformadora”, concluiu.


Secretaria de Educação


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