FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORES ADMINISTRATIVOS E COORDENADORES DE GESTÃO
No dia 27 de abril realizou-se na Biblioteca Pública Municipal a 2ª Fase de Formação Continuada para Diretores Administrativos e Coordenadores de Gestão das Unidades Escolares com um total de 134 participantes. Como sabemos a instituição educativa, no cumprimento do seu papel e na efetivação da gestão democrática, precisa não só criar espaços de discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação. Entendemos que essa participação pode ocorrer de várias formas: cabe ao município definir as formas e os mecanismos de participação. Com esta visão sentimos a necessidade de um estudo minucioso junto aos gestores, já que há uma preocupação do Secretário Municipal de Educação em fazer acontecer as eleições de diretores em nosso município. Diante do que foi colocado o tema do encontro foi Gestão da Escola: Autonomia, Eleição de Diretores e outras reflexões, ministrado pela mestre professora Josefa Tavares de Luna Pinho. Ressalto que as discussões foram valiosas. Todos participaram e com certeza tomaram consciência de que são co-responsáveis pelo fortalecimento da gestão democrática. Em seguida a professora Maria Stela Inácio de Sales, pós-graduada em gestão escolar, trabalhou o tema Gestão Democrática: o caminho do sucesso escolar. Os participantes se envolveram muito nas discussões e para finalizar fizemos uma reflexão sobre a citação do prof. Naspoline: “Se educa para a democracia, educando pela democracia”.
Maria Stela Inácio de Sales
Suplente do Representante da SME
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário